quarta-feira, 5 de maio de 2010

Atividade: filme para estudo em grupo

Bom Dia Colegas!
No próximo sabádo irei levar para cada integrante da equipe, uma cópia dos filmes: Encantador de Cavalos, e Sonhadora. Cinco pessoas irão assistir o encantador de cavalos e as outras cinco sonhadora, aleatoriamente.
Vamos estipular um prazo para que todos possam asssitir, e um sabádo onde todos possam se fazer presentes para discutirmos o filme ( a discussão será depois do término dos atendimentos, e não será obrigatório a presença).
Combinaremos de fazer um lanche em conjunto rapidamente, e em seguida a discussão dos filmes.
Quando olharem o filme, procurem pontuar as cenas que acharam mais relevantes para o nosso trabalho, associando com situações que vivenciamos. Como também perceber em quais os momentos do filme se sentiram mais sensibilizados e comovidos.
Lembrando que em especial aos estudantes de psicologia, poderemos intruduzir nesta percepção, sentimentos, críticas ou elogios o conceito de biografema, que simplificando consiste nessas características.
Antes de discutirmos o filme todos devem me enviar por mail, um comentário escrito, referente aos biografemas que identificou no filme, quias foram as percepções e os sentimentos que o mesmo lhaes causaram.
Desde já agradeço a colaboração de todos, e fico a disposição para dúvidas...
Esta atividade dará início a nossa capacitação!!!
Obrigada, um abraço a todos Grazi.

2 comentários:

  1. Que ótima ideia!Tenho certeza que a discussão desses filmes contribuirá muito com nosso trabalho!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  2. CENTRO DE EQUOTERAPIA CAVALO AMIGO
    Capacitação - Atividade Filme
    COMENTÁRIO
    Sonhadora
    Ester Liberato Pereira

    * Cenas mais relevantes para o nosso trabalho, associando com situações que vivenciamos
    - Cate espia Sonya na cocheira subindo em um balde, desequilibra-se, cai e assusta Sonya: esta cena me despertou a questão de sempre estar-se atento ao trabalhar com os cavalos; primar pela segurança. Este tipo de situação pode ser associado, por exemplo, quando vamos dar uma cenoura para os cavalos junto ao praticante: temos que tomar todas as precauções possíveis com a criança ao redor do cavalo (como ela se aproxima, por onde se aproxima do cavalo, etc.).
    - Cate oferece picolés a Sonya: atenção com o que os praticantes oferecerão aos cavalos; como oferecerão; em que momento; em que local. Procurar não oferecer mais as cenouras junto à rampa, para não provocarmos uma alteração no comportamento deles ao aproximarem-se da rampa.
    - Cate conversa com Sonya: a importância de estarmos sempre conectados com os nossos cavalos, procurando compreender os sinais que eles nos transmitem. Procurar oferecer carinho e atenção a eles também, pois são seres vivos e estão sempre buscando cooperar conosco.
    - O pai de Cate escova Sonya: a importância de estarmos sempre cuidando do cavalo, tendo este contato do manejo, higiene, etc., para também podermos oportunizar tal experiência para o nosso praticante também.
    - A mãe de Cate diz ao pai de Cate que a Sonya foi a melhor coisa que já tinha acontecido àquela família, pois há muito tempo não tinham uma família de verdade: a capacidade que o cavalo tem de transformar vidas, unir pessoas, famílias. Presenciamos isto todos os dias em nossos atendimentos (a felicidade que os filhos transmitem aos seus pais por conseguirem montar, fazer exercícios sobre os cavalos, alimentá-lo, estar em contato com ele; e a felicidade que os pais demonstram aos seus filhos, pelo orgulho de ver que seu filho é capaz de superar-se).
    - Sonya consegue manter-se em pé sozinha: a necessidade de comemorar cada pequena vitória em uma reabilitação (física, psicológica, etc.), bem como a paciência para atingir cada um destes pequenos avanços.

    *Momentos do filme em que me senti mais sensibilizada e comovida
    - O pai de Cate preocupa-se em tentar “ouvir” os cavalos.
    - Queda de Sonya e sua fratura no anterior direito.
    - O pai de Cate não permite que sacrifiquem Sonya e a salva.
    - Sonya recupera-se.
    - O pai de Cate vende Sonya.
    - O pai de Cate compra Sonya novamente e ela retorna ao haras da família Crane.
    - Sonya não quer voltar à baia no dia da grande competição; o pai de Cate diz ouvi-la dizer que quer correr; Cate diz que ela correrá para retribuir o favor ao salvar sua vida.


    * Percepção, sentimentos, críticas, elogios - Biografema
    Destaco a mensagem transmitida pelo filme de não desistir nunca de uma vida, de um objetivo, etc. A luta pela conquista de um sonho importa mais do que a concretização em si do mesmo. Até mesmo uma criança já pode demonstrar tais atitudes; portanto, não se pode subestimá-las; elas podem ter muito a ensinar e a surpreender os adultos. Uma crítica seria que, tratando-se de um filme, tudo tem um desfecho quase sempre positivo. Chamou-me muito a atenção também a capacidade que um animal tem de mudar, transformar e ajudar uma relação familiar, especialmente entre pais e filhos, apresentada no filme. Cate e seu pai conversavam pouco, não eram muito próximos, assim como seu avô com relação ao seu pai. E, ao final do filme, depois de uma luta incansável pela sobrevivência e vitória de Sonya, a família parece ser uma só, dialogando muito. Uma cena que me emocionou muito foi o momento em que o pai de Cate lê a redação que ela escreveu na escola, na reunião dos pais; ele emociona-se ao reconhecer-se, através da metáfora criada pela filha, e ver o quanto ela o admirava e acreditava nele.


    16/05/2010

    ResponderExcluir